Sevdaliza - ISON (2017)

"in this life, you are the knife, with which i explore myself" 

De raízes divididas entre Teerão e Roterdão, Sevdaliza podia muito bem ser uma verdadeira filha de Bristol. Inspirando os ares do trip hop de Massive Attack e Portished dos 90's, para depois expirar algo mais avant-garde, maduro, ora tranquilizante, ora inquietante. O soul na voz de Sevda consegue ser tão provocante como melancólico, mas sempre elegante, do início ao fim. ISON, por incrível que pareça é álbum de estreia da artista. Ao longo de dezasseis temas, seguimos em ritmo lentificado, melodias enigmáticas, extasiados pelo ambiente de experimentação das composições à la Radiohead. Há trip hop, há soul, há R&B, há jazz, há Sevdaliza.

Não há que enganar, penso eu. Sevdaliza está na rota do sucesso. Da cinematografia muito própria que as músicas já por si sugerem, existem ainda mais camadas que compõem o filme que a autora nos quer passar. Do conceito do álbum, às imagens que ela própria cria, às palavras que nos canta ao ritmo do som esculpido por Mucky, músico e produtor holandês com quem Sevda colabora. O resultado é uma experiência multisensorial, tanto ao vivo, como em casa, ou num sítio qualquer em que tenhas uns bons headphones. Intensa, sensual e sincera, duvido que alguém lhe fique indiferente. 


Sevdaliza - Replaceable 

É mais de uma hora de hipnose auditiva, numa injecção prolongada de criatividade. Só tens de te deixar levar, aproveitar e sonhar.  


rafael silva




Comentários